Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia
Subcategorias
-
Histórico
O Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia é uma unidade acadêmica interdisciplinar que se consolida com o objetivo de promover e divulgar a produção do conhecimento no campo dos Estudos de Gênero, aí compreendidos estudos sobre a situação das mulheres, relações familiares, sexualidades, diversidade e interseccionalidades. Dentro da Universidade Federal do ABC, o grupo se volta a atividades e intervenções no âmbito da pesquisa, do ensino, da extensão e da cultura. É composto por docentes, pesquisadoras, colaboradores, discentes, técnicas administrativas e trabalhadores da universidade em geral. O Núcleo nasce em março de 2020, fruto de um longo processo de lutas e articulações das mulheres dentro da UFABC e no dia 08 de março de 2021 é formalizado por portaria da reitoria na instituição. O Núcleo tem como objetivo fortalecer o campo dos estudos de gênero na instituição, assim como atuar no enfrentamento às desigualdades que todavia caracterizam essas relações. Para cumprir tais objetivos, a portaria do Núcleo estabelece dois grandes eixos de atuação: um deles no campo do Ensino e da Pesquisa, e outro na área da Extensão e da Intervenção Social.
- Notícias
-
Projetos de extensão
Os Projetos de Extensão e Cultura são conjuntos de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo definido e prazo determinado. As ações são realizadas por docentes, técnicos administrativos e discentes da Universidade Federal do ABC e visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento acadêmico da UFABC. No Núcleo de Estudos de Gênero, essas ações se voltam para o campo interdisciplinar de relações de gênero, incluindo situação das mulheres, famílias, saúde, sexualidades, diversidade e interseccionalidades.
2023
Cultura LGBTQIA+ na UFABC
Esse projeto busca formar uma equipe de trabalho que organize, promova e gerencie eventos culturais ao longo do ano dentro da UFABC com o objetivo de questionar, por uma perspectiva interseccional, a norma cis-heterossexual que rege o modo como os corpos devem ser, olhar, relacionar-se e habitar os espaços. A proposta é levantar questões que remetem às especificidades do coletivo LGTBQIAPN+, promover sua cultura maximizando o desdobramento de vozes e narrativas desse coletivo e sensibilizar sobre seus problemas particulares.
Diversidade na UFABC: formação em letramento e inclusão digital
Com o objetivo de fomentar a implementação de ações que possam contribuir para a formação de pessoas a partir das demandas das comunidades onde a universidade se insere, o projeto propõe ofertar um curso de conceitos e habilidades básicas em informática, na perspectiva do letramento e da inclusão digital, para mulheres atendidas pelas casas de passagem Carolina Maria de Jesus e Helenira Preta, ambas do Movimento de Mulheres Olga Benário no ABC Paulista.
Enfrentamento às desigualdades de gênero no ABC
O Núcleo tem mapeado e se articulado com movimentos sociais, grupos e entidades que atuam no combate às desigualdades de gênero na região do ABC. Esse projeto visa dar seguimento ao mapeamento e articulação dessa rede de atores na região e amadurecer a parceria com a Casa de Passagem Carolina Maria de Jesus através de uma ação conjunta para elaboração de uma cartilha de divulgação e compartilhamento da rede e caminhos de acesso a Casa.
História dos Feminismos no Brasil
O Curso de Extensão em História dos Feminismos no Brasil emerge alinhado à necessidade de fortalecer os estágios e a curricularização da extensão da Licenciatura em Ciências Humanas. Tem como objetivo oferecer formação voltada para debates sobre história das mulheres e estudos de gênero nas escolas da região do Grande ABC, selecionando a história dos feminismos como recorte para discutir: educação, voto, cidadania, democracia, identidades de gênero, sexualidades dissidentes, direitos humanos e interseccionalidades.
Mona Horta
O Mona Horta: agroecologia para o autocuidado, segurança alimentar e combate a LGTBfobia tem por objetivo implantar e conduzir uma horta de princípios agroecológicos no jardim de inverno e no corredor aberto da Casa Neon Cunha, uma instituição parceira do Núcleo de Estudos de Gênero, de forma a manter o fluxo constante de fornecimento de alimentos para a Casa, promover o autocuidado, gerar vínculos afetivos e combater os diversos tipos de violências, preconceitos e exclusões sociais provocadas pelas desigualdades de gênero.
2022
2021
1º Ciclo de Seminários do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia
O 1º Ciclo de Seminários do NEG consistiu na organização e apresentação de seminários sobre pesquisas (consolidadas ou em andamento), estudos (leituras compartilhadas) e trabalhos (organização de disciplinas, cursos, formações, participação em comissões, coletivos ou grupos de trabalho) desenvolvidos por pessoas ligadas à UFABC e relativos à área interdisciplinar de estudos de gênero.
- Comissões
Redes Sociais