Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

História e Memória LGBT no ABC

história e memória lgbt abc logoA história foi escrita apenas por e para homens cis heterossexuais? A memória é um privilégio cis heterossexual? Em que histórias de resistência se reconhecem aquelas pessoas que transgridem as normas de gênero e de sexualidade? Com que narrativas tecem sua identidade, que ancestrais invocam para continuar na luta contra violências múltiplas? Passando por essas questões e sabendo que fazemos parte de um território específico, precisamos perguntar: como contribuir com a construção da memória LGBT no ABC paulista?

O projeto História e Memória LGBT+ no ABC se propõe a constituir um acervo de dimensão pública, constituído por registros documentais e orais sobre a história e memórias de pessoas, coletivos, organizações, eventos e espaços LGBT+ no ABC, entre 1960 e 2020. Para isso, o projeto debruça-se sobre arquivos físicos já existentes, constituído tanto por pessoas LGBT+ quanto outros espaços, e sobre a produção de entrevistas baseadas na metodologia da História Oral. Os resultados da pesquisa realizada ao longo de doze meses serão difundidos em eventos na UFABC, publicações e na realização de uma exposição.

 

Objetivo: Construção de um acervo voltado para a história e a memória LGBT na região do ABC Paulista.
- Produção de acervo de imagens, documentos e entrevistas orais;
- Construção de uma exposição itinerante;
- Evento com lançamento da exposição.

 

Metodologia: O projeto funda-se nas seguintes etapas:
- Mapeamento cuidadoso de pesquisas já realizadas sobre história e memória LGBT no Brasil, garantindo o reconhecimento do campo para aperfeiçoar os caminhos trilhados inicialmente pela pesquisa, o que inclui trabalho que se dedica a identificar pesquisas realizadas no campo acadêmico e dos movimentos sociais;
- Mapeamento de arquivos, acervos e documentos na região do ABC, em São Paulo e também on-line, que permitam a construção de um acervo sobre história e memória LGBT;
- Estabelecimento de parcerias com movimentos e coletivos LGBT na região, com o intuito de realizar entrevistas e acessar acervos pessoais de militantes do passado e do presente;
- Realização de entrevistas orais, a partir da metodologia da história oral;
- Sistematização e organização dos documentos digitalizados;
- Realização e transcrição de entrevistas;
- Realização de evento e exposição de encerramento da pesquisa.

 

Conheça a página do projeto no Instagram clicando aqui

 

Marcela BoniMarcela Boni Evangelista

Marcela Boni é historiadora, mestra (2011) e doutora (2017) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa temas sobre história oral, história das mulheres, relações de gênero e ensino de História. É professora temporária na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde ministra disciplinas sobre Ensino de História, História da Educação e Educação Comparada. Atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos em História Oral e no Grupo de Pesquisa em Gênero e História. É diretora executiva do podcast Segundas Feministas, projeto do GT de Gênero da ANPUH e acaba de assumir a coordenação adjunta do Projeto Memória e História LGBT no ABC desenvolvido pela Universidade Federal do ABC. 

 

Marcos TolentinoMarcos Tolentino

Marcos Tolentino é licenciado (2009) e mestre (2012) em História pela Universidade Estadual de Campinas, onde atualmente desenvolve o seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em História. Pesquisa temas sobre história oral, arquivos, memória, ditaduras civis-militares e direitos humanos na América Latina. Atua como pesquisador e educador no Acervo Bajubá e na organização VoteLGBT. É integrante do grupo de estudo e trabalho MP +Diverso do Ministério Público da Bahia. Vive com HIV há sete anos, e, desde 2021, escreve e realiza oficinas sobre o tema.

 

 

 

Juliana Thomaz

Juliana Thomaz

Juliana é formada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2011) e possui uma trajetória profissional que passa pela psicologia social, assistência social, educação, psicanálise e cultura. Mantém atividades profissionais no âmbito da educação não formal, da clínica psicanalítica e da pesquisa. Estuda matemática, psicanálise, educação, gênero e sexualidade. Foi uma das idealizadoras do Projeto “Trajeto Afeto” do Sesc Santo André, que realizou um mapeamento de lugares acolhedores e seguros para a população LGBT+ no ABCDMRR em 2022. É estudante da Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas e pesquisadora colaboradora no Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia da UFABC.

 

 

Pol IryoPol Iryo

Pol Iryo é Bacharel em Ciências e Humanidades e graduando em Filosofia e Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Pesquisa temas sobre teoria queer; filosofia política contemporânea; estudos de gênero, raça e colonialidade; filosofia da arte. Participa do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia e da UFABcuir: grupo de estudos e escrita. Atualmente ministra aulas de humanidades no núcleo de educação popular da Rede Amalgamar no Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder, cujo público principal são pessoas trans em situação de vulnerabilidade. É uma pessoa transmasculina e bissexual que está sempre em busca de ações que mobilizem a pauta dos direitos humanos.

Rai_Neres.jpgRai Neres

Bacharel em Planejamento Territorial e Ciências e Humanidades pela UFABC - Universidade Federal do ABC e atualmente estuda Engenharia de Computação na UNIVESP. É funcionário público no cargo de Assistente de Gestão de Políticas Públicas na Secretaria da Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo, atuou por 14 anos como Analista Jurídico e Societário em multinacionais. Ativista pelos Direitos Humanos e Cidadania há 27 anos, atualmente é membro da Frente Parlamentar pelos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desde 2018, diretor da Casa Neon Cunha desde 2017, que é um centro de acolhida e cidadania para LGBTQIA+ em vulnerabilidade e gestor do Coletivo LGBTI Prisma UFABC desde 2014. Atualmente sou membro do Projeto de Extensão Memórias e Histórias LGBTQIA+ do Grande ABC onde iremos produzir um acervo virtual. Fui membro do Projeto Afeto do SESC onde mapeamos os lugares seguros para pessoas LGBTQIA+ no ABC e agora estou executando Cartografias Sociais em todas as cidades do ABC que visa mapear as Políticas Públicas existentes para esta população e propor um plano Regional de Politicas Publicas para as pessoas LGBTQIA+ do ABC.

Registrado em: Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia
Fim do conteúdo da página
Live Draw Sedney Live Draw Cambodia Live Draw Singapore Live Draw China Live Draw Taiwan Live Draw Toto Macau Live Draw HK Bandar Togel Resmi Dan terpercaya Bandar Togel Terbaik Hadiah Terbesar Live Draw SDY Live Draw Cambodia Live Draw Cambodia Live Draw SGP Live Draw HK Live Draw Japan Live Draw Taiwan Live Draw HK Daftar Situs Bandar Togel Online 4D Terpercaya Hadiah Terbesar | BARTOGEL slot depo 5k togel thailand slot depo 5k slot depo 5k slot-gacor-maxwin togel deposit 5000 situs togel terbesar bo-togel togel deposit 5000 slot-depo-5k slot-luar-negeri agen-togel Bartogel bartogel togel deposit 5000 togel deposit 5000 bartogel bandar-togel slot luar negeri slot luar negeri togel-deposit-5000 togel deposit 5000 situs togel terpercaya situstoto slot gacor toto togel 4d slot-deposit-5000 bandar-togel slot-server-luar togel-terpercaya toto togel 4d bo-togel-terpercaya bo-togel-terpercaya edm togel bo togel edmtogel edmtogel bo togel bo togel nomorslot nomorslot tototogel bartogel edmtogel edmtogel slot depo 5k edmtogel toto 4d edmtogel edmtogel togel prize 12345 togel prize 12345 bo-togel edmtogel togel deposit 5000 edmtogel nomorslot bartogel togel4d slot luar negeri slot luar negeri toto togel toto togel edmtogel edmtogel bandar-togel asia togel edmtogel edmtogel bo-togel toto-4d toto-4d tototogel bartogel bartogel bartogel depo-25-bonus-25f depo-25-bonus-25 slot-deposit-5000 slot-deposit-5000 situs togel terpercaya situs togel terpercaya bartogel bo-togel slot-depo-5k slot-depo-5k situstoto situstoto slot-gacor-maxwin slot-gacor-maxwin edmtogel edmtogel edmtogel