I Seminário Internacional Gênero em Disputa
Sobre o evento
O Seminário Internacional Gênero em Disputa nasce da efervescência feminista e de gênero que marca o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC), através da ação de pesquisadoras, estudantes, ativistas, docentes e todas as pessoas interessadas nas questões de gênero, sexualidades, feminismos e nos estudos sobre mulheres.
Este encontro, ao colocar em cena o tema “Gênero em Disputa”, pretende ser um momento de reflexão, crítica e construção de possibilidades para os estudos de gênero diante dos desafios colocados pelo tempo presente, buscando encontrar horizontes e pensar em futuros. A concepção do evento é marcada por uma lógica que paute a articulação entre movimentos sociais e academia, propondo formatos e espaços de debates compartilhados e horizontais. Com isto pretendemos criar oportunidades para fomentar e fortalecer o campo dos estudos de gênero na UFABC, mas também promover trocas e diálogos com outras instituições do Brasil e do exterior.
Nos siga no Instagram em @neg.ufabc. Receba nossos e-mails informativos em https://negufabc.substack.com/. Em caso de dúvidas, entrar em contato conosco pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Programação
O Seminário Internacional Gênero em Disputa contará com diversas modalidades de participação, incluindo Simpósios Temáticos, Atividades Culturais, Mesas Redondas e Conferências. À medida que a programação for sendo definida, novas informações serão divulgadas aqui.
Inscrições
O I Seminário Internacional Gênero em Disputa abrirá inicialmente as inscrições para envio de resumos. Em um segundo momento, será possível a inscrição do público em geral, conforme o cronograma abaixo. A participação é gratuita.
Envio de resumos
O gênero está em disputa. É uma categoria que causa problemas, que gera polêmica. Por um lado, todo um setor político identificado com a extrema-direita, que avança a passos largos em todo o planeta, entende que o gênero faz parte do que eles chamam de ideologia, uma espécie de mentira que encobre a verdade de um mundo binário, heterossexual, patriarcal e colonial. As teorias feministas, queer/cuir, teorias raciais críticas e propostas radicais em geral são alvo de ataques desse espectro político.
Por outro lado, também não há consenso dentro das teorias feministas, dos campos progressistas e de esquerda sobre o que significa a categoria de gênero, o que ela implica ou como ela funciona. Tampouco em alguns desses círculos são dadas a atenção e a centralidade que tais temas ocupam na vida concreta e cotidiana das pessoas. Modulado pelas fronteiras disciplinares e pelas diversas propostas teóricas e políticas, o gênero assume diferentes formas e definições, além de estar associado a diferentes problemas e discussões.
É nesse cenário de disputa que se evidencia a necessidade de diálogos, compreensões e construções em torno dos sentidos do gênero. Para contribuir com a construção coletiva de conhecimento e de estratégias de luta e de resistência, o Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia convida a todas, todos e todes para o I Seminário Internacional Gênero em Disputa, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2025 na Universidade Federal do ABC, campus de São Bernardo do Campo.
O Seminário contará com 21 eixos temáticos para submissão de trabalhos:
Acesse as descrições dos eixos aqui.
Orientações para o envio de trabalhos
O envio de trabalhos estará aberto entre os dias 27 de março e 4 de maio de 2025. Serão aceitos resumos de trabalhos acadêmicos ou relatos de experiência que tenham até 1.000 palavras (contando título, corpo do texto, notas de rodapé e referências). A comissão científica de cada eixo fará a avaliação dos textos enviados e os resumos aceitos serão publicados em anais do evento. Não será necessário enviar os trabalhos completos. Você pode baixar o modelo do texto aqui com a sugestão de organização do texto.
Os textos deverão ser enviados em formato PDF.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5
Tamanho: entre 800 e 1.000 palavras
Idiomas: Os trabalhos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol.
Autoria: Cada pessoa pode enviar até um trabalho como autora principal e ser coautora de até 2 trabalhos.
Datas importantes
Eventos preparatórios
O Seminário Internacional Gênero em Disputa contará com uma série de atividades preparatórias que antecedem o evento principal. Essas atividades têm como objetivo ampliar o debate, promover a troca de conhecimentos e engajar participantes em discussões fundamentais sobre gênero, possibilitando um aprofundamento prévio dos temas que serão abordados no seminário. A programação dessas ações será divulgada em nossas notícias, aqui pelo site, e no Instagram. Confira abaixo as atividades já realizadas e as que estão por vir.
Guia de visitantes
Informações em breve.
Comissão Organizadora e Comitê científico
Comissão organizadora:
- Bruna Mendes (docente UFABC)
- Michelle Sato Frigo (docente UFABC)
- Alberto (beto) Canseco (Pesquisador Colaborador UFABC)
- Jéssica Lima Germine (Doutoranda UFABC)
- Letícia Santos Ferreira (Doutoranda UFABC)
- Bianca Pessoa (Mestranda UFABC)
- Juliana Thomaz Batista (Mestranda UFABC)
- Priscila Carvalho Dalviasom (Técnica Administrativa UFABC)
- Gabriela Scudero L. L. de Almeida (Graduanda UFABC)
Comitê Científico:
Alberto (beto) Canseco
Alessandra Teixeira
Alice Quintela Lopes Oliveira
Allie Terassi
Amanda Recke
Ana Cristina Grein Marra
Ana Tereza Lopes Marra de Sousa
Anastasia Guidi
Andrea Fernandes
Angélica Fernandes
Arlene Martinez Ricoldi
Bianca Pessoa
Bruna dos Santos Gonçalves
Bruna Mendes
Carla Lopes Rodriguez
Carlos Pinheiro
Caroline Pires Alavez Moraes
Cintia Lima Crescêncio
Coletivo CRU - Diadema
Coletivo Cru Solo
Coletivo Rural-Urbano - Associação Oeste Diadema
Coletivo Rural-Urbano de Solidariedade Orgânica
Cristiane A. Ayoub
Cristine Koehler Zanella
Diego Monteiro Gomes de Campos
Eldra La Fonte Albuquerque de Carvalho
Erik Rodrigues das Dores
Fernanda Araujo
Fernanda Darcie Cambaúva
Gabriel Machado Araújo
Giovanna Mayrink
Helen Baum
Isabel Franca
Jessica Germine
Joana Salem
Josiane Brito
Julia Glaciela da Silva Oliveira
Juliana Cristina Barbosa do Amaral
Juliana Oliva
Kareen Terenzzo
Kigéw Puri
Laura Silva
Léa Tosold
Letícia Santos
Letícia Ueda Vella
Lívia Guimarães
Luana Maria de Lima Oliveira
Luara Spínola
Luci Praun
Luciana Xavier
Maria Caramez Carlotto
Mariana Sombrio
Marilia Pisani
Marli Palomares Tambara
Marlos Dick Hermes
Michele Sato
Mônica Almeida Peña
Nathalie Bressiani
Patricia Ramos
Paulo Del Bianco Giuffrida
Pol D. Iryo
Regimeire Oliveira Maciel
Roberta Guimarães Peres
Roberta Moya Oliveira
Rosa Scaquetti
Rute Alonso
San Momm
SOF Sempreviva Organização Feminista
Viviane dos Santos Pereira
Yarlenis Malfrán
Redes Sociais