Ir direto para menu de acessibilidade.
Núcleos > Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia > Extensão > História dos Feminismos no Brasil
Início do conteúdo da página

História dos Feminismos no Brasil

Para uma formação sobre questões de gênero e sexualidade, e a aproximação da universidade com a educação básica da região do Grande ABC

O campo da história das mulheres e os estudos de gênero têm se fortalecido nas últimas décadas. São abundantes as pesquisas, os eventos e as publicações que procuram contar histórias não contadas, especialmente por meio do recorte de gênero, raça e sexualidade. Essa profusão, no entanto, ainda promove poucos impactos na formação docente, nos currículos e nos materiais didáticos, elemento que serve, muitas vezes, para desqualificar escolas e docentes do ensino básico, acusados de não se alinharem a discussões fundamentais na construção de justiça social.

historia feminismos brasil cardNesse sentido, o projeto Curso de Extensão em História dos Feminismos no Brasil, que integra as iniciativas do Núcleo de Gênero Esperança Garcia (NEG), e emerge alinhado à necessidade de fortalecer a recém criada Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), em especial os estágios e a necessidade de curricularização da extensão, tem como objetivo oferecer formação voltada para debates sobre história das mulheres e estudos de gênero nas escolas da região do Grande ABC, selecionando a história dos feminismos como recorte para discutir: educação, voto, cidadania, identidades de gênero, sexualidades dissidentes, direitos humanos e interseccionalidades, além de tantas outras questões que o debate sobre história dos feminismos no Brasil permite.

Sem incorrer na premissa equivocada que o espaço da escola deve ser alvo de intervenção externa desinformada e hierarquizada, a construção do Curso se deu a partir de aproximação com seus agentes, através da realização de entrevistas e rodas de conversa nas comunidades escolares, intermediada pela equipe de execução do projeto, discentes voluntários(as) e discentes bolsistas. Ação que, além de criar vínculos necessários à oferta do Curso, ao NEG e à LCH, mapeou os desejos e necessidades das comunidades escolares, em especial da comunidade docente, o que pautou a construção do programa desenvolvido para a oferta do Curso de Extensão em História dos Feminismos no Brasil, em sua edição de 2023.

 

WhatsApp_Image_2023-09-28_at_17.35.47.jpgConteúdos previstos

  • Encontro 1 - Introdução;
  • Encontro 2 - Mulheres nas Ciências;
  • Encontro 3 - Mulheres no Século XIX;
  • Encontro 4 - Sufragismo e outros feminismos;
  • Encontro 8 - Os Feminismos dos anos 1960 e 1970;
  • Encontro 12 – Feminismos Latino-Americanos.

 

Montagem fotos Tom Pastel Amizade

 

Integrantes

Cintia Lima
Docente da UFABC, doutora em História Cultural pela UFSC, e coordenadora do Projeto Curso de Extensão História dos Feminismos no Brasil e do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia.

Júlia Glaciela
Docente da UFABC e doutora em História Social pela USP.

Marcela Boni
Docente da FE-USP, doutora em História pela USP, coordenadora do Núcleo de Estudos de História Oral (NEHO-USP) e coordenadora do projeto História e Memória LGBT no ABC,

Andressa Almeida
Discente bolsista

Danielli Turri
Discente bolsista

Natália Galvão
Estudante de doutorado da UFABC e discente bolsista

Nathalia de Jesus
Discente bolsista

Registrado em: Projetos de extensão
Fim do conteúdo da página