Ir direto para menu de acessibilidade.
Núcleos > Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia > Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia > Comissões > Comissão Especial para Pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis (CEPT)
Início do conteúdo da página

Logo Completo CEPT

Comissão Especial para Pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis (CEPT)

Sobre

Histórico

Comissão

Documentos

Ações e Eventos

Contato

Denúncias e Reclamações

Sobre

A criação da Comissão Especial para Pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis (CEPT) é resultado da conquista do movimento estudantil.

Com atuação de destaque do Coletivo Prisma Dandara dos Santos, a resolução que estabelece reservas de vagas para pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis desencadeou também a criação de uma comissão especial focada em acompanhar e garantir o acolhimento e permanência das pessoas ingressantes por tal reserva de vaga na universidade.

Juntamente com as políticas afirmativas para o acesso a grupos vitimados no Ensino Superior, são necessárias políticas afirmativas de permanência, acolhimento e inserção no mercado de trabalho. Para que tais políticas resultem em sucesso, é necessária a conscientização, sensibilização e reeducação da comunidade acadêmica para as relações de gênero. Este é o objetivo e compromisso maior da Comissão Especial para Pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis. 

Voltar ao topo

Histórico

Desde sua criação, em 2018, a CEPT vem sendo acionada pela comunidade universitária para atuar em diferentes frentes, como a elaboração de campanhas de conscientização da comunidade para as questões LGBTQIAPN+, o acolhimento de pessoas vítimas de transfobia, cursos de formação para pessoas servidoras e em trabalho terceirizado, além da realização de eventos culturais e acadêmicos.

Comissão 2023 (página 21)

Comissão 2022 (página 24)

Comissão 2021 (página 7)

Comissão 2020

Comissão 2019

Voltar ao topo

Comissão

De acordo com o regimento CEPT, aprovado em fevereiro de 2023, a comissão deverá ser composta por representantes das seguintes categorias:

  1. Discentes da graduação (2 pessoas, eleitas pela comunidade discente de graduação)
  2. Discentes da pós graduação (2 pessoas, eleitas pela comunidade discente de pós-graduação)
  3. Representantes da sociedade civil advindos de movimentos sociais LGBTQIAPN+ (2 pessoas)
  4. Estudantes do Coletivo Prisma Dandara dos Santos, ou coletivo que venha a substituí-lo (2 pessoas, indicadas pelo coletivo)
  5. ProGrad (2 pessoas, indicadas pela Pró-Reitoria)
  6. ProPG (2 pessoas, indicadas pela Pró-Reitoria)
  7. ProAP (2 pessoas, indicadas pela Pró-Reitoria)
  8. Servidores e que sejam sensíveis à temática (4 pessoas, eleitas pela comunidade servidora)

A CEPT trabalhará para:

  1. Assessorar as diferentes áreas da universidade na construção de um espaço acadêmico-pedagógico que acolha as pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis da comunidade acadêmica da UFABC em sua diversidade de expressões coletivas e individuais;
  2. Propor políticas institucionais no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e cultura, para o enfrentamento das violências e discriminação contra a população Transgênera, Transexual e Travesti;
  3. Propor e monitorar ações e políticas afirmativas que visem maximizar a permanência e o sucesso acadêmico das pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis;
  4. Acompanhar o percurso acadêmico das pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis, auxiliando na integralização dos cursos pretendidos;
  5. Propor, no âmbito da UFABC, ações educativas, sociais e culturais que promovam a cidadania, dignidade e os direitos humanos das pessoas LGBTQIAPN+;
  6. Assessorar conceitualmente e propor capacitações à comunidade universitária, em diálogo com as áreas específicas, sobre a diversidade sexual humana e sobre o combate às discriminações e a LGBTQIAPN+fobia;
  7. Acolher e acompanhar as denúncias sobre fraude da reserva de vagas e deliberar sobre os encaminhamentos;
  8. Acolher e encaminhar as possíveis vítimas à ouvidoria, e acompanhar os processos nos casos de denúncias de discriminação ou LGBTQIAPN+fobia;
  9. Coletar, sistematizar e publicizar informações sobre as atividades realizadas no âmbito da universidade voltadas para as pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis da UFABC.

A comissão se dividirá nas seguintes frentes:

  1. Frente de Políticas institucionais;
  2. Frente de Educação e cultura; e
  3. Frente de Acolhimento de denúncias.

Voltar ao topo

Documentos

Documentação interna

Resolução ConsUni nº 190, de 21 de novembro de 2018 - Estabelece reservas de vagas para pessoas Transgêneras, nos cursos interdisciplinares da UFABC e cria a Comissão Especial para Pessoas Transgêneras - CEPT. 

Ato decisório ConsUni nº 210, de 11 de abril de 2022 - Altera a ResoluçãoConsUni nº 190.

Portaria ProAP nº 3127, de 15 de fevereiro de 2023 - Aprova o Regimento Interno da Comissão Especial para Pessoas Transgêneras, Transexuais e Travess da Universidade Federal do ABC - CEPT

Documentação externa

Resolução CNCD/LGBT nº 12, de 16 de janeiro de 2015 - Estabelece parâmetros para a garantia das condições de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais - e todas aquelas que tenham sua identidade de gênero não reconhecida em diferentes espaços sociais – nos sistemas e instituições de ensino, formulando orientações quanto ao reconhecimento institucional da identidade de gênero e sua operacionalização

Decreto Presidencial nº 8.727, de 28 de abril de 2016 - Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Resolução CNLGBTQIA+ nº 2, de 19 de setembro de 2023 - Estabelece parâmetros para a garantia das condições de acesso e permanência de pessoas travestis, mulheres e homens transexuais, e pessoas transmasculinas e não binárias e todas aquelas que tenham sua identidade de gênero não reconhecida em diferentes espaços sociais nos sistemas e instituições de ensino, formulando orientações quanto ao reconhecimento institucional da identidade de gênero e sua operacionalização. 

 

Voltar ao topo

Ações e eventos

Acompanhe as futuras ações também pelo nosso instagram @culturalgbtnaufabc

Mês do Orgulho 2023

Mês do Orgulho 2022

Mês do Orgulho 2021 

Campanha UFABCDiversidade

Voltar ao topo

Contato

Caso deseje entrar em contato com a Comissão Especial para Pessoar Transgêneras, Transexuais e Travestis (CEPT), você pode nos enviar um e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Voltar ao topo

Denúncias e Reclamações

Caso deseje relatar um problema ou denunciar alguma situação, utilize o canal da ouvidoria da UFABC. 

Todas as instituições federais do Brasil possuem um canal unificado para a realização de reclamações e denúncias. Ao acessar o link da ouvidoria abaixo, você chegará no canal unificado. Lá, deverá escolher a instiuição e o tipo de conteúdo que deseja relatar.

  • Denúncias são tratadas de forma anônima, ou seja, mesmo quando você insere seu nome no relato, as áreas que devem responder à denúncia não recebem tais informações. Caso você queira uma resposta para a sua denúncia, você precisa se identificar no sistema. Inclua o máximo de informações no momento da denúncia como data, hora, nomes das pessoas envolvidas (quando souber), local da universidade ou entorno. Caso tenha fotos, vídeos, documentos, anexe-os ao relato. É importante ressaltar: prints de conversas de redes sociais podem ser enviados, porém, faça a captura da tela do computador, para podermos dar os devidos tratamentos legais.
  • Reclamações também são relatos importantes, pois precisamos entender quais serviços oferecidos pela universidade ainda precisam ser melhorados.

Caso queira conversar conosco antes de realizar a denúncia, estamos aqui para te ajudar.

Voltar ao topo

 

Registrado em: Comissões
Fim do conteúdo da página
Live Draw Sedney Live Draw Cambodia Live Draw Singapore Live Draw China Live Draw Taiwan Live Draw Toto Macau Live Draw HK Bandar Togel Resmi Dan terpercaya Bandar Togel Terbaik Hadiah Terbesar Live Draw SDY Live Draw HK Live Draw Cambodia Live Draw Cambodia Live Draw SGP Live Draw HK Live Draw HK Live Draw SDY Live Draw Japan Live Draw Taiwan Live Draw HK Daftar Situs Bandar Togel Online 4D Terpercaya Hadiah Terbesar | BARTOGEL toto slot slot luar negeri akun slot gacor toto togel BO Togel Depo 5000 slot-depo-5k Akun-pro-jepang slot server luar slot server luar slot depo 5k togel thailand slot depo 5k slot depo 5k togel 4d slot depo 5k slot depo 5k slot depo 5k slot depo 5k bo togel hadiah 2d 200rb bo togel hadiah 2d 200rb togel deposit 5000 situs-toto bo togel deposit 5000 via dana bo togel deposit 5000 via dana bo togel deposit 5000 via dana slot-depo-5k slot-depo-5k toto hk toto hk slot-gacor-maxwin togel thailand togel deposit 5000 edmtogel toto 4d situs-toto toto 4d toto 4d bartogel situs togel terbesar bandar-togel bartogel bartogel toto-togel toto togel bo-togel tototogel tototogel togel deposit 5000 bo-togel bo-togel bo-togel bo-togel slot-depo-5k nomorslot nomorslot togel-terpercaya slot depo 5k slot depo 5k slot depo 5k slot-luar-negeri slot-depo-5k slot-depo-5k agen-togel bartogel Bartogel bartogel bo togel bo togel bo togel togel deposit 5000 togel deposit 5000 toto4d toto4d togel4d bartogel slot depo 5k