Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mês do Orgulho 2023

Programação

segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira
     

1

 

2

 

5

 

6

7

8

9

12

PocNic –

Santo André

13

Debate inter-religioso: a relação entre comunidade LGBTQIA+ e religião

Políticas de Memória LGBT

14

15

 

16

Burlesque: o corpo como ferramenta desestabilizadora das estruturas de poder

19

PocNic –

São Bernardo do Campo

20

Quem sou eu no movimento

LGBTQIA+ Negro?

21

22

Escrever é como abrir as pernas:

provocações queer/cuir de Glória Anzaldúa

23

Conversando com Helena Vieira: Memória, Dissidência e Aquivo: a questão das travestis na ditadura

26

Intervenção artística: Transmasculinidade

27

Não-monogamia e interseccionalidade:

compartilhar afeto entre corpas dissidentes

28

Sarau Florescer

29

Troca-Troca Cultural LGBTQIAPN+

 

Entre avanços e retrocessos das políticas LGBTQIAPN+

30

Parada Poética

PocNic — SA

Venha conhecer outras POCs, sapatões, trans e pessoas de todas as letras que têm orgulho de existir, e saia daqui cheie de afetos para o Dia des Namorades! Traga comes e bebes e suas histórias pra contar. Este evento tem o apoio do coletivo Prisma (@prismalgbt no Instagram).

12/06, 17h-19h, Piso Vermelho – Santo André

Debate inter-religioso: a relação entre comunidade LGBTQIA+ e religião

Venha para a mesa de debate entre lideranças LGBTQIA+ de diversas religiões, como católicos, evangélicos, umbandistas e judaicos, para ouvir e perguntar osbre a presença da comunidade LGBTQIA+ no universo religioso e em cada uma das comunidades religiosas representadas.

13/06, 17h-19h, Auditório 002 – Bloco Beta – São Bernardo

Políticas de Memória LGBT

A atividade se propõe, a partir das experiências de pesquisa em memória desenvolvidas no curso de especilialização em Direitos Humanos, Diversidade e violência, na Universidade Federal do ABC (@leonawolf1) e do Museu Bajubá (@museubajuba), pensar a necessidade de políticas de memória LGBTQIA+. Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT junto do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia (neg.ufabc)

13/06, 19h-21h, online

Burlesque

Venha conosco conhecer a mestra e professora de Burlesco – entre outras artes! – Mirela Perez (@miisperez no Instagram), ouvir sobre a capacidade da arte burlesca para além do strip e como, junto da luta da comunidade LGBTQIA+, o Burlesque pode criar novas formas de ser, estar e disputar poder para corpos dissidentes. Não perca, ao final da palestra, a apresentação única de Burlesque da convidada 💃. Pela apresentação conter semi-nudez, o evento é apenas para maiores de 18 anos.

16/06, 17h-19h, S-301-3 – Santo André

PocNic — SBC

Venha conhecer outras POCs, sapatões, trans e pessoas de todas as letras que têm orgulho de existir! Traga comes e bebes e suas histórias pra contar. Este evento tem o apoio do coletivo Prisma (@prismalgbt no Instagram).

12/06, 17h-19h, Elefante Branco - DA – São Bernardo

Quem sou eu no Movimento LGBT Negro?

Vamos junto com o movimento Vozes pensar nas intersecções entre as comunidades e lutar do movimento Negro e LGBTQIA+. Venha conhecer gente como a gente, discutir nossas inquietações e entender seu papel na encruzilhada que é o Movimento LGBT Negro! Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT junto do coletivo Vozes (@coletivonegrovozes no Instagram).

20/06, 19h-21h, Auditório 005 – Bloco Beta – São Bernardo

Escrever é como abrir as pernas:  provocações queer/cuir de Glória Anzaldúa

Escritora, terceiro-mundista, feminista, chicana, lésbica, queer, mágica, esquerdista, Gloria E. Anzaldúa (1942-2002) nos desafia a escrever partindo do desconforto de não pertencer a lugar nenhum, reconhecendo que uma escrita que junte realidade social em que vivemos, com nossa história, economia e visão, tem poder. Neste espaço de formação, pretendemos então refletir sobre a sua proposta, discutir o que há de queer/cuir na sua proposta e por fim rendermo-nos às suas provocações em exercícios de escrita. Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT junto do Núcleo de Estudos de gênero Esperança Garcia (@neg.ufabc no Instagram) no contexto da disciplina Diálogos interdisciplinares - Género, ministrada por Bruna Mendes (@bruvismv no Instagram)

22/06, 10h, A1-S102– São Bernardo

Conversando com Helena Vieira: Memória, Dissidência e Arquivo: a questão das travestis na ditadura

Conversa com Helena Vieira sobre Memória, Dissidência e Arquivo: a questão das travestis na ditadura.
Helena Vieira é pesquisadora, Transfeminista e Escritora. Foi colunista da Revista Fórum e consultora na novela “A Força do Querer”, da Rede Globo. Recentemente, foi coautora dos livros “História do Movimento LGBT”, organizado por Renan Quinalha e James Green; ” Explosão Feminista”, organizado por Heloísa Buarque de Holanda; “Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil”, organizado por Rosana Pinheiro Machado e ” Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência”, da editora Clarabóia. Dramaturga, fez parte do projeto premiado pela Focus Foundation na categoria Artes Cênicas, da Brazil Diversity, em Londres, com a peça “Ofélia, The Fat Transexual”. Desenvolveu, junto ao Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, pesquisa dramatúrgica intitulada “Onde Estavam as Travestis Durante a Ditadura?”. Atualmente, é colunista da Harper’s Bazaar Brasil e dedica-se a pesquisa de história e memória travesti através do teatro, estreando em 2022 o espetáculo “ Jango Jezebel: Onde estavam as travestis na Ditadura?” onde é dramaturga e também atriz.
Nesta fala a pesquisadora pretende abordar a crítica a noção tradicional de arquivo, em diálogo com autores como Sam Bourcier e Jacques Derrida, pensando a partir de seu trabalho dramatúrgico sobre a história das travestis durante a ditadura. É possível falar em anacronismo? O que significa uma história que se faz contra o documento? Qual o papel da pesquisa de memória na constituição de outras possibilidades de imaginar o futuro? Porque uma história dissidente?

23/06, 17h-19h, A1-L103 – Laboratório Didático de Filosofia – São Bernardo

Intervenção artística: Transmasculinidade

Cola com a gente que vamos trazer vida para as paredes desta universidade com nossa marca! A intervenção artística com temática de transmasculinidades visa por meio da arte vislumbrar nossa (r)existência! Muitas vezes somos invisibilizades e essa ação surgiu para dar voz aos homens trans e pessoas trans masculinas, expressando nossas singularidades, dores e alegrias. Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT com apoio do DCE-UFABC @dceufabc e do IBRAT @ibratnacional.

26/06, Bloco Beta – São Bernardo

Não-monogamia e interseccionalidade: compartilhar afeto entre corpas dissidentes

Venha conosco refletir sobre outras formas de ser e amar, discutindo não-monogamia e interseccionalidade com Mariana Mota (@marimatos___). Esse encontro pretende discutir a relação entre a monogamia e o sistema binário- colonial cisheteronormativo. Iremos abordar a constituição da subjetividade e da afetividade no campo político e a experiência da não-monogamia para pessoas fora da norma.

27/06, 17h, A1-S204 – São Bernardo do Campo

Sarau Florescer

Vamos celebrar pela arte a luta e presença das mulheres e pessoas com deficiência da UFABC! Venha com a gente construir o Sarau Florescer, em parceria com o Movimento de Mulheres Olga Benário e o Coletivo Primavera. Apresente sua arte e conheça a beleza e a batalha da comunidade da sua universidade! Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT junto do @movimentoolga.sp e do @coletivoprimaveraufabc.

28/06, 17h-19h, Bloco Beta – São Bernardo do Campo

Troca-Troca Cultural LGBTQIAPN+

Assistiu um filme ou uma série legal com a temática? Curtiu um livro, um texto, uma poesia? Fez alguma pesquisa sobre o tema? Venha compartilhar sua experiência cultural sobre as vivências do universo LGBTQIAPN+!!! Essa atividade é realizada pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (PROAP) em conjunto com estudantes vinculados à CEPT.

29/06, 14h, saguão do Bloco Beta – São Bernardo

Entre avanços e retrocessos das políticas LGBTQIAPN+

Venha ouvir es discentes do Bacharelado em Relações Internacionais e refletir sobre as atuais políticas para nossa comunidade! O painel tem como objetivo discutir o artigo “Entre avanços e retrocessos: as políticas LGBTQIA+ na América Latina”, desenvolvido por Ana Beatriz Aquino, Gustavo Mendes de Almeida, Rafael Sales e Nicole Lima, e publicado no livro “Renascença: política externa pós-bolsonarista”. A partir da apresentação de um panorama geral sobre os direitos da população LGBTQIA+ na América Latina e no Brasil atualmente, serão realizadas reflexões sobre como aprofundar essas políticas e combater o avanço do conservadorismo na região. Essa atividade é realizada pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI-UFABC @cari.ufabc) em conjunto com estudantes vinculados à CEPT.

29/06, 17h-19h, Auditório 001 – Bloco Beta – São Bernardo

Parada Poética

Venha conosco ocupar a Parada Poética (@parada_poetica no Instagram), sarau tradicional das noites de quinta da UFABC! Vamos juntes celebrar a presença e luta da comunidade LGBTQIA+ da nossa universidade por meio de muita arte, poesia, música e calor humano. Na frente do Beta, como sempre, com microfone aberto para todes. Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT, com apoio do DALI (@dali.ufabc).

30/06, 17h-19h, na frente do Bloco A — Santo André 

 

Equipe Organizadora de 2023

 


Memória de anos anteriores

 

 

Registrado em: Projetos de extensão
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página
Live Draw Sedney Live Draw Cambodia Live Draw Singapore Live Draw China Live Draw Taiwan Live Draw Toto Macau Live Draw HK Bandar Togel Resmi Dan terpercaya Bandar Togel Terbaik Hadiah Terbesar Live Draw SDY Live Draw Cambodia Live Draw Cambodia Live Draw SGP Live Draw HK Live Draw Japan Live Draw Taiwan Live Draw HK Daftar Situs Bandar Togel Online 4D Terpercaya Hadiah Terbesar | BARTOGEL slot depo 5k togel thailand slot depo 5k slot depo 5k slot-gacor-maxwin togel deposit 5000 situs togel terbesar bo-togel togel deposit 5000 slot-depo-5k slot-luar-negeri agen-togel Bartogel bartogel togel deposit 5000 togel deposit 5000 bartogel bandar-togel slot luar negeri slot luar negeri togel-deposit-5000 togel deposit 5000 situs togel terpercaya situstoto slot gacor toto togel 4d slot-deposit-5000 bandar-togel slot-server-luar togel-terpercaya toto togel 4d bo-togel-terpercaya bo-togel-terpercaya edm togel bo togel edmtogel edmtogel bo togel bo togel nomorslot nomorslot tototogel bartogel edmtogel edmtogel slot depo 5k edmtogel toto 4d edmtogel edmtogel togel prize 12345 togel prize 12345 bo-togel edmtogel togel deposit 5000 edmtogel nomorslot bartogel togel4d slot luar negeri slot luar negeri toto togel toto togel edmtogel edmtogel bandar-togel asia togel edmtogel edmtogel bo-togel toto-4d toto-4d tototogel bartogel bartogel bartogel depo-25-bonus-25f depo-25-bonus-25 slot-deposit-5000 slot-deposit-5000 situs togel terpercaya situs togel terpercaya bartogel bo-togel slot-depo-5k slot-depo-5k situstoto situstoto slot-gacor-maxwin slot-gacor-maxwin edmtogel edmtogel edmtogel