Mês do Orgulho 2023
Programação
segunda-feira | terça-feira | quarta-feira | quinta-feira | sexta-feira |
1
|
2
|
|||
5
|
6 |
7 |
8 |
9 |
12 |
13 Debate inter-religioso: a relação entre comunidade LGBTQIA+ e religião |
14 |
15
|
16 Burlesque: o corpo como ferramenta desestabilizadora das estruturas de poder |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 Conversando com Helena Vieira: Memória, Dissidência e Aquivo: a questão das travestis na ditadura |
26 |
27 |
28 |
29 Troca-Troca Cultural LGBTQIAPN+
|
30 |
Venha conhecer outras POCs, sapatões, trans e pessoas de todas as letras que têm orgulho de existir, e saia daqui cheie de afetos para o Dia des Namorades! Traga comes e bebes e suas histórias pra contar. Este evento tem o apoio do coletivo Prisma (@prismalgbt no Instagram).
12/06, 17h-19h, Piso Vermelho – Santo André
Debate inter-religioso: a relação entre comunidade LGBTQIA+ e religião
Venha para a mesa de debate entre lideranças LGBTQIA+ de diversas religiões, como católicos, evangélicos, umbandistas e judaicos, para ouvir e perguntar osbre a presença da comunidade LGBTQIA+ no universo religioso e em cada uma das comunidades religiosas representadas.
13/06, 17h-19h, Auditório 002 – Bloco Beta – São Bernardo
A atividade se propõe, a partir das experiências de pesquisa em memória desenvolvidas no curso de especilialização em Direitos Humanos, Diversidade e violência, na Universidade Federal do ABC (@leonawolf1) e do Museu Bajubá (@museubajuba), pensar a necessidade de políticas de memória LGBTQIA+. Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT junto do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia (neg.ufabc)
13/06, 19h-21h, online
Venha conosco conhecer a mestra e professora de Burlesco – entre outras artes! – Mirela Perez (@miisperez no Instagram), ouvir sobre a capacidade da arte burlesca para além do strip e como, junto da luta da comunidade LGBTQIA+, o Burlesque pode criar novas formas de ser, estar e disputar poder para corpos dissidentes. Não perca, ao final da palestra, a apresentação única de Burlesque da convidada 💃. Pela apresentação conter semi-nudez, o evento é apenas para maiores de 18 anos.
16/06, 17h-19h, S-301-3 – Santo André
Venha conhecer outras POCs, sapatões, trans e pessoas de todas as letras que têm orgulho de existir! Traga comes e bebes e suas histórias pra contar. Este evento tem o apoio do coletivo Prisma (@prismalgbt no Instagram).
12/06, 17h-19h, Elefante Branco - DA – São Bernardo
Quem sou eu no Movimento LGBT Negro?
Vamos junto com o movimento Vozes pensar nas intersecções entre as comunidades e lutar do movimento Negro e LGBTQIA+. Venha conhecer gente como a gente, discutir nossas inquietações e entender seu papel na encruzilhada que é o Movimento LGBT Negro! Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT junto do coletivo Vozes (@coletivonegrovozes no Instagram).
20/06, 19h-21h, Auditório 005 – Bloco Beta – São Bernardo
Escrever é como abrir as pernas: provocações queer/cuir de Glória Anzaldúa
Escritora, terceiro-mundista, feminista, chicana, lésbica, queer, mágica, esquerdista, Gloria E. Anzaldúa (1942-2002) nos desafia a escrever partindo do desconforto de não pertencer a lugar nenhum, reconhecendo que uma escrita que junte realidade social em que vivemos, com nossa história, economia e visão, tem poder. Neste espaço de formação, pretendemos então refletir sobre a sua proposta, discutir o que há de queer/cuir na sua proposta e por fim rendermo-nos às suas provocações em exercícios de escrita. Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT junto do Núcleo de Estudos de gênero Esperança Garcia (@neg.ufabc no Instagram) no contexto da disciplina Diálogos interdisciplinares - Género, ministrada por Bruna Mendes (@bruvismv no Instagram)
22/06, 10h, A1-S102– São Bernardo
Conversando com Helena Vieira: Memória, Dissidência e Arquivo: a questão das travestis na ditadura
Conversa com Helena Vieira sobre Memória, Dissidência e Arquivo: a questão das travestis na ditadura.
Helena Vieira é pesquisadora, Transfeminista e Escritora. Foi colunista da Revista Fórum e consultora na novela “A Força do Querer”, da Rede Globo. Recentemente, foi coautora dos livros “História do Movimento LGBT”, organizado por Renan Quinalha e James Green; ” Explosão Feminista”, organizado por Heloísa Buarque de Holanda; “Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil”, organizado por Rosana Pinheiro Machado e ” Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência”, da editora Clarabóia. Dramaturga, fez parte do projeto premiado pela Focus Foundation na categoria Artes Cênicas, da Brazil Diversity, em Londres, com a peça “Ofélia, The Fat Transexual”. Desenvolveu, junto ao Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, pesquisa dramatúrgica intitulada “Onde Estavam as Travestis Durante a Ditadura?”. Atualmente, é colunista da Harper’s Bazaar Brasil e dedica-se a pesquisa de história e memória travesti através do teatro, estreando em 2022 o espetáculo “ Jango Jezebel: Onde estavam as travestis na Ditadura?” onde é dramaturga e também atriz.
Nesta fala a pesquisadora pretende abordar a crítica a noção tradicional de arquivo, em diálogo com autores como Sam Bourcier e Jacques Derrida, pensando a partir de seu trabalho dramatúrgico sobre a história das travestis durante a ditadura. É possível falar em anacronismo? O que significa uma história que se faz contra o documento? Qual o papel da pesquisa de memória na constituição de outras possibilidades de imaginar o futuro? Porque uma história dissidente?
23/06, 17h-19h, A1-L103 – Laboratório Didático de Filosofia – São Bernardo
Intervenção artística: Transmasculinidade
Cola com a gente que vamos trazer vida para as paredes desta universidade com nossa marca! A intervenção artística com temática de transmasculinidades visa por meio da arte vislumbrar nossa (r)existência! Muitas vezes somos invisibilizades e essa ação surgiu para dar voz aos homens trans e pessoas trans masculinas, expressando nossas singularidades, dores e alegrias. Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT com apoio do DCE-UFABC @dceufabc e do IBRAT @ibratnacional.
26/06, Bloco Beta – São Bernardo
Não-monogamia e interseccionalidade: compartilhar afeto entre corpas dissidentes
Venha conosco refletir sobre outras formas de ser e amar, discutindo não-monogamia e interseccionalidade com Mariana Mota (@marimatos___). Esse encontro pretende discutir a relação entre a monogamia e o sistema binário- colonial cisheteronormativo. Iremos abordar a constituição da subjetividade e da afetividade no campo político e a experiência da não-monogamia para pessoas fora da norma.
27/06, 17h, A1-S204 – São Bernardo do Campo
Vamos celebrar pela arte a luta e presença das mulheres e pessoas com deficiência da UFABC! Venha com a gente construir o Sarau Florescer, em parceria com o Movimento de Mulheres Olga Benário e o Coletivo Primavera. Apresente sua arte e conheça a beleza e a batalha da comunidade da sua universidade! Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT junto do @movimentoolga.sp e do @coletivoprimaveraufabc.
28/06, 17h-19h, Bloco Beta – São Bernardo do Campo
Troca-Troca Cultural LGBTQIAPN+
Assistiu um filme ou uma série legal com a temática? Curtiu um livro, um texto, uma poesia? Fez alguma pesquisa sobre o tema? Venha compartilhar sua experiência cultural sobre as vivências do universo LGBTQIAPN+!!! Essa atividade é realizada pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (PROAP) em conjunto com estudantes vinculados à CEPT.
29/06, 14h, saguão do Bloco Beta – São Bernardo
Entre avanços e retrocessos das políticas LGBTQIAPN+
Venha ouvir es discentes do Bacharelado em Relações Internacionais e refletir sobre as atuais políticas para nossa comunidade! O painel tem como objetivo discutir o artigo “Entre avanços e retrocessos: as políticas LGBTQIA+ na América Latina”, desenvolvido por Ana Beatriz Aquino, Gustavo Mendes de Almeida, Rafael Sales e Nicole Lima, e publicado no livro “Renascença: política externa pós-bolsonarista”. A partir da apresentação de um panorama geral sobre os direitos da população LGBTQIA+ na América Latina e no Brasil atualmente, serão realizadas reflexões sobre como aprofundar essas políticas e combater o avanço do conservadorismo na região. Essa atividade é realizada pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI-UFABC @cari.ufabc) em conjunto com estudantes vinculados à CEPT.
29/06, 17h-19h, Auditório 001 – Bloco Beta – São Bernardo
Venha conosco ocupar a Parada Poética (@parada_poetica no Instagram), sarau tradicional das noites de quinta da UFABC! Vamos juntes celebrar a presença e luta da comunidade LGBTQIA+ da nossa universidade por meio de muita arte, poesia, música e calor humano. Na frente do Beta, como sempre, com microfone aberto para todes. Este evento é organizado por estudantes vinculados à CEPT, com apoio do DALI (@dali.ufabc).
30/06, 17h-19h, na frente do Bloco A — Santo André
Equipe Organizadora de 2023
Memória de anos anteriores
Redes Sociais