Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana das Mulheres da UFABC

A Semana das Mulheres é um evento tradicional da UFABC. A edição de 2024 aconteceu entre os dias 4 e 9 de março, com atividades dentro e fora da universidade que foram organizadas coletivamente pelo Diretório Central dos Estudantes, o Movimento de Mulheres Olga Benário, e outras organizações presentes na universidade. O lema da Semana das Mulheres foi "Mulheres que escrevem resistência: passado, presente e futuro pelas nossas mãos", inspirado no legado e imortalidade de Carolina Maria de Jesus.

O evento esse ano foi uma homenagem a Sarah Domingues, estudante de Arquitetura da UFRGS e ex-diretora da União Nacional dos Estudantes, que foi brutalmente assassinada em janeiro desse ano enquanto realizava seu trabalho de conclusão de curso. “O legado de Sarah é reconhecido Brasil afora e as entidades estudantis da UFABC se comprometem em honrar sua memória, especialmente em uma semana como essa. A defesa da vida das mulheres e a luta pela permanência das estudantes era uma pauta muito cara para ela”, relatou Kananda Alves, presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFABC.

As atividades elaboradas eram abertas ao público acadêmico e externo e abrangeram mulheres de diversas áreas e pautas de alta relevância social, como a permanência das mulheres na universidade e a legalização do aborto. Além disso, mulheres na indústria automobilística, no mercado financeiro e no esporte foram alguns dos temas das atividades. Durante os dias de evento, a UFABC Finance promoveu a arrecadação de produtos de higiene pessoal, fraldas e absorventes, a fim de revertê-los para os coletivos e para a própria universidade, como uma medida de combate à pobreza menstrual.

Ketelyn Karina, coordenadora do Movimento Olga Benário, descreveu a construção dessa semana como coletiva. Seu objetivo, para além de trazer a vivência de mulheres para dentro da universidade, é a integração, tanto entre as entidades e setores da UFABC, quanto com o meio externo. É indispensável essa associação dentro do meio acadêmico, incluindo a extensão universitária. Para ela, momentos marcantes da Semana foram a discussão da abertura do espaço Marielle Franco e a homenagem a Sarah Domingues, dois importantes elementos da luta pelo espaço das mulheres na sociedade.

Momentos


Durante a abertura da Semana das Mulheres, com participação de estudantes, professoras e trabalhadores da UFABC, foi realizado o lançamento da nova cartilha “Violência de gênero: conhecer, para combater”, resultado do projeto Enfrentamento às desigualdades de gênero no ABC, uma parceria entre o Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) e o movimento Olga Benário.


Foto 1
Uma das atividades realizada durante a semana foi a roda de conversa da UFABC Rocket Design com a consultora Tanara Caleffi sobre a participação feminina nas ciências naturais e exatas. Tanara foi a primeira mulher a fazer ensaio de voo no Brasil e contou sobre a sua trajetória e seus desafios por ser mulher na engenharia e aviação. Ela entende que faltam inspirações e divulgações para mais mulheres gostarem dessas áreas. A UFABC Rocket Design compartilhou que, atualmente, as coordenações dos núcleos são compostas majoritariamente por mulheres.


O encerramento da Semana das Mulheres da UFABC em 2024 se deu nas ruas com o ato puxado pela Frente Regional de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres do ABCDMRR. Confira aqui outras atividades realizadas durante a semana.


Foto 2

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página