Curso de Extensão História dos Feminismos no Brasil conclui sua edição de 2023
Entre os dias 23/10 e 13/11 aconteceram os encontros do Curso de Extensão História dos Feminismos no Brasil, no Campus São Bernardo do Campo, da UFABC. O curso teve como principais objetivos promover uma formação sobre questões de gênero e sexualidade, assim como aproximar a universidade das escolas e docentes do ensino básico da região do Grande ABC.
Financiado pelo Programa de Apoio a Ações de Extensão (PAAE 2023) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, o curso é um dos projetos de extensão desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia (NEG/UFABC), com o apoio da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e do Movimento de Mulheres Olga Benário. Os encontros contaram com um público composto por docentes do ensino básico, estudantes e docentes da UFABC, e foram ministrados por professoras e pesquisadoras integrantes do NEG.
A Aula Inaugural do curso, que aconteceu no dia 23/10, foi ministrada pela professora Cintia Lima, docente da UFABC, doutora em História Cultural pela UFSC, e coordenadora do Projeto Curso de Extensão História dos Feminismos no Brasil e do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia. O encontro mobilizou conhecimentos prévios sobre o tema, além de introduzir e problematizar questões importantes como tabus, definições e um panorama trançando importantes datas na trajetória dos movimentos feministas no Brasil e no mundo.
A segunda aula, do dia 26/10, que contou com a presença da pesquisadora Natália Galvão, estudante de doutorado da UFABC, teve como tema Mulheres na Ciência, partindo de uma explanação dos papéis de trabalho historicamente atribuídos às mulheres, passando pela importância do acesso delas a espaços científicos, até a proposição de estratégias didáticas para um ensino crítico de ciências.
O terceiro encontro, por sua vez, ministrado no dia 30/10, também pela professora Cintia Lima, teve como enfoque a atuação das mulheres no século XIX, explicitando a participação delas no debate público e apresentando figuras importantes para movimentos como o das abolicionistas, a atuação na imprensa e o feminismo sufragista brasileiro.
O quarto encontro aconteceu no dia 01/11, com professora Marcela Boni, docente da FE-USP, doutora em História pela USP, coordenadora do Núcleo de Estudos de História Oral (NEHO-USP) e coordenadora do projeto História e Memória LGBT no ABC, atualmente desenvolvido no âmbito do NEG. Nesse encontro, foi apresentado o tema Sufragismo e outros feminismos, despertando reflexões acerca da participação das mulheres na política, explicitando as ondas e fases em que os movimentos feministas são divididos, e também o movimento sufragista brasileiro, além de apontar o processo de conquistas de direitos essenciais das mulheres, com personalidades centrais que atuaram nesse sentido, como Leolinda Daltro (1860 - 1935) e Bertha Lutz (1894 - 1976).
Participantes e a professora Marcela Boni no 4º encontro do Curso de Extensão História dos Feminismos no Brasil.
Nos últimos dois encontros, que aconteceram nos dias 8 e 13/11, a professora Júlia Glaciela, docente da UFABC e doutora em História Social pela USP, abarcou os Femininos brasileiros das décadas de 60 e 70 e a História dos Feminismos Latino-Americanos, trabalhando o contexto em que o Brasil estava durante período da ditadura militar, diferenciando o movimento de mulheres, o movimento feminista e o movimento feminino, e também as diferentes correntes associadas a esses movimentos.
O encerramento do curso, em sequência, apontou aproximações históricas entre os países do chamado Cone Sul, e demonstrou particularidades dos movimentos feministas da América Latina, trazendo, por fim, exemplos da atuação desses grupos, especialmente de grupos artvistas, ou seja, que utilizam a arte para fins políticos, de modo a transformar as relações de gênero.
O curso permitiu, portanto, a formação e o diálogo sobre a história desses movimentos, levantando temas que continuam centrais para os debates sobre gênero e que atravessam cada participante de modo particular, na forma como enxergam o mundo e como estabelecem suas relações, conforme expressaram em suas falas ao longo dos encontros.
Sobre sua atuação no Curso, a professora Marcela Boni afirmou:
“Para mim, a experiência foi incrível! O espaço acolhedor e, sobretudo, com um grupo de participantes engajadas nas discussões e potentes em sua presença e participação.”
Professora Júlia Glaciela e participantes no penúltimo encontro do curso.
Redes Sociais