Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Identidade Visual

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço¹.

Recomenda-se que todo material de divulgação do NEAB (folhetos, cartazes, etc.), seja desenvolvido à luz de conhecimentos de programação visual. Sempre que possível, os materiais deverão ser submetidos à aprovação da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC, que proporcionará apoio e orientações relacionadas ao uso das marcas do Núcleo e/ou da Universidade.

 

Marca Principal

A marca principal do NEAB é composta por seu símbolo, sua tipografia e seu padrão cromático.

logotipo

 

Símbolo

O símbolo do NEAB foi criado por Michelle Dixon.

simbolo

Tipografia

A família tipográfica (tipografia) adotada na marca do NEAB é a "Verdana".

Tanto a tipografia quanto o padrão cromático acompanham as especificações da marca da UFABC.

 

Padrão Cromático

A fidelidade na reprodução das cores é um item fundamental para a consistência de uma identidade visual.

Na tabela a seguir estão as referências das cores principais da marca do NEAB:

CorPantone®
Process
CMYCRGBHexadecimal
Verde 349 C 100
M 40
Y 80
K 0
R 0
G 90
B 60
00
66
33
Amarelo 116 C 0
M 16
Y 100
K 0
R 255
G 211
B 0
FF
CC
00
Aplicação(ões) Impressões gráficas Impressões gráficas
Policromia
TV
Vídeo
Multimídia
Internet

Além das versões coloridas, a marca pode ser representada na cor preta e em escalas de cinza - como aqui, nesta página.

 

Proporções

A consolidação de uma marca requer sempre o uso correto de seus elementos.

Para aplicar a marca do NEAB em qualquer meio, utilize sempre um arquivo eletrônico.

Não tente redesenhá-la, pois você estará arriscando a qualidade da imagem do seu serviço.

logotipo proporcoes

 

Redução / Área de Interferência

Futuramente, serão disponibilizadas versões alternativas da marca NEAB e outras informações referentes às possibilidades de utilização em formatos pequenos.

Independentemente, recomenda-se muita atenção com relação a este aspecto, pois, a redução exagerada de qualquer marca dificulta a sua leitura e reconhecimento.

O mesmo vale para a área de interferência. É preciso respeitar as distâncias mínimas que podem existir entre a marca NEAB e um outro objeto sem que haja interferência na leitura e identificação.

 

Contato

Para outras informações, escreva para a Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC.

 

REFERÊNCIAS/ NOTAS

¹ Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_visual>. Acesso em 17ago18, às 15h40.

A composição da marca do NEAB foi proposta por Thiago Barbosa, integrante do Núcleo, e aprovado pela Plenária.

Sobre a distribuição de item "African Ornaments" - por Michelle Dixon (autora):

AFRICAN ORNAMENTS ONE
Thank you very much for trying African Ornaments One, my font of beautiful decorative designs derived from the art of the Ashanti, Masai, Zulu, Bushongo, and numerous other tribes. I hope you enjoy it and find it useful.
There is a second African Ornaments fonts, AFRICAN ORNAMENTS TWO: WILDLIFE.
Whereas the first font consists primarily of geometric designs, WILDLIFE contains stylized African images of birds, snakes, lizards, turtles, scorpions, goats, zebras, dogs, and many others. It is a truly beautiful, richly varied collection. I believe that if you enjoy Volume One, you will find WILDLIFE to be essential.
WILDLIFE is only available to those who register their copy of African Ornaments One. If you would like to keep and use only Volume One, please register it for $10. If you would also like to receive WILDLIFE, the total registration is $20.

Michelle Dixon
1419 #F, De la Vina Street
Santa Barbara, CA 93101
USA

PLEASE SPECIFY MAC or PC! It would also be helpful to know whether you prefer Postscript or TrueType fonts.
You may distribute AFRICAN ORNAMENTS ONE freely, so long as it is accompanied by this notice.
Thank you very much for your support. It is what allows me to create these fonts for you.
Michelle
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Registrado em: Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Fim do conteúdo da página