Ir direto para menu de acessibilidade.
Núcleos > Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros > Notícias > Ação afirmativa na pós-graduação da UFABC
Início do conteúdo da página

Ação afirmativa na pós-graduação da UFABC

Ação afirmativa na pós-graduação da UFABC

 

Desde 2019, a Universidade Federal do ABC (UFABC) tem reserva de vagas na pós-graduação para pessoas com deficiência, negras e indígenas.

No entanto, essa reserva não estava regulamentada e não se tinha, por exemplo, a definição de um número mínimo de vagas para cada grupo.

No dia 05 de agosto de 2021, na reunião da Comissão de Pós-Graduação (CPG), foram aprovadas regras gerais para toda a universidade e ampliou-se o alcance da política.

A partir da nova resolução, passa-se a ter, pelo menos, 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e, ao menos, uma vaga supranumerária para indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans e pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio, em todos os cursos de pós-graduação da instituição.

A ampliação das políticas de ação afirmativa na pós-graduação da UFABC é resultado da mobilização constante de diferentes setores da universidade pela inclusão de grupos discriminados e vulnerabilizados.

Trata-se, nesse sentido, de um passo fundamental na construção de uma educação superior mais democrática e capaz de contribuir para o enfrentamento das diversas desigualdades presentes na sociedade brasileira.

 

Agradecemos a todas as pessoas envolvidas nessa luta conosco!

 

Agradecemos ainda a atuação decisiva da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (Proap), nas pessoas dos seus respectivos pró-reitores, Charles Murphy e Acácio Sidinei Almeida Santos, bem como à reitoria da Universidade, na pessoa do professor Dácio Matheus.

 

Seguimos na luta!

 

Associação de Pós-Graduação - APG

Cátedra Sérgio Vieira de Melo

Comissão Especial para Pessoas Transgêneras - CEPT

Coletivo LGBTI+ Prisma - Dandara dos Santos

Coletivo Negro Vozes

Escola Pós-Graduar

Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - NEAB

Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia

Núcleo de Estudos Estratégicos em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade - NEEDDS

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página