O integralismo luso-brasileiro e as estratégias de negros em busca da inclusão econômica e social: primeiras décadas do século XX
Apresentação
Esta conferência procurará apresentar as comunidades acadêmicas da Universidade Federal do ABC, no Brasil, e da Universidade de Coimbra, os resultados parciais de investigação em nível de pós doutoramento desenvolvida junto ao CES/UC.
Serão apresentados, de forma resumida, e submetidos a debates os seguintes artigos, originados na pesquisa:
Singularidades do Conservadorismo no Brasil e em Portugal e sua relação com o movimento negro: 1920 -1930. (Inédito) Enviado para a Revista Crítica de Ciências Sociais,
Segregação ou miscigenação: Os dilemas da eugenia no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Coautoria de Weber Lopes. (Inédito) Enviado para Revista Aurora da Universidade Estadual Paulista, no Brasil.
Frente Negra, Ação Integralista e o conservadorismo como estratégia de enfrentamento ao racismo – 1930-1937. Publicado pela Revista de História da Universidade de São Paulo, Brasil.
Nota biográfica
Ramatis Jacino é professor do Bacharelado em Ciências Econômicas e do Bacharelto em Ciências e Humanidades da UFABC. Mestre e doutor em História Econômica pela FFLCH/USP, atualmente desenvolve investigação em nível de pós doc junto ao CES/UC. Seu foco de pesquisa são as desigualdades raciais no Brasil e a investigação atual se debruça sobre movimentos políticos conservadores, no Brasil e em Portugal, que tiveram participação de afro-descendentes.
Inscrição gratuita, mas obrigatória, com emissão de certificado.
Imegem do destaque > Integralistas da cidade de Viçosa do Ceará na década de 1930
Redes Sociais