Workshop Mulheres Negras em Movimento: Oficina Preparatória para Seleções de Pós-Graduação
O Workshop Mulheres Negras em Movimento: Oficina Preparatória para Seleções de Pós-Graduação tem como objetivo proporcionar condições mais igualitárias de ingresso a mulheres negras (cis e trans) interessadas em submeter-se a processos seletivos de programas de pós-graduação Stricto sensu.
A ideia é auxiliar as estudantes no processo de construção de projetos de pesquisa voltados para áreas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais (incluindo Aplicadas), bem como campos Interdisciplinares, com vistas à qualificação para atuação como pesquisadoras e docentes.
As aulas começam dia 23 de julho. O curso será composto por 6 encontros presenciais de 02h, com aulas semanais às quartas-feiras, das 17h às 19h (exceto a primeira aula, dia 23/07, segunda, às 19h), contabilizando um total de 24 horas (incluindo atividades em EAD).
Haverá emissão de certificado de conclusão de curso àquelas que apresentarem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.
A mediação será feita pela professora Luciana Xavier de Oliveira, jornalista e doutora em comunicação, docente da Universidade Federal do ABC.
Essa oficina se justifica pois, segundo o artigo “Doutoras professoras negras: o que nos dizem os indicadores oficiais” (2010) publicado pela professora Joselina Barbosa, doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a análise de dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revelou que dos 63.234 docentes em atividade no ensino superior brasileiro, apenas 251 são mulheres negras, o equivalente a menos de 0,4% do total.
Essa oficina visa à democratização e ampliação do acesso e permanência aos cursos de pós-graduação stricto sensu, fortalecendo as ações afirmativas e a luta contra a desigualdade racial e de gênero, possibilitando uma maior diversidade do universo acadêmico.
Redes Sociais