Ir direto para menu de acessibilidade.
Núcleos > Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros > Eventos > Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: resistência e construção de saber
Início do conteúdo da página

Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: resistência e construção de saber

Foto por Tânia Rêgo / Agencia Brasil 2017
Foto por Tânia Rêgo / Agencia Brasil 2017

23 de julho de 2019, às 14 horas

UFABC, Campus São Bernardo do Campo, Bloco Beta, Auditório 003

 

O evento tem como objetivo marcar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com uma tarde de debates e reflexões acerca da mulher negra no ambiente acadêmico e sua atuação na sua sociedade.

Cronograma Preliminar

HorárioAtividadePessoas
14:15 Abertura

Taís Oliveira | NEAB/UFABC

Regimeire Maciel | NEAB/UFABC

14:30 Mesa 01: Mulheres Negras na construção do saber: eu sou por que nós somos

Convidadas:

Amarilis Costa | Coletivo Preta & Acadêmica

Ariane Cor | Coletivo Minas Programam

Ana Venâncio | Coletivo Negro Vozes

 

Mediação: Luciana Xavier

15:45 Intervalo ---
16:00 Mesa 02: Mulheres Negras nas Ciências em tempos de desmonte: resistência e construção de estratégias

Convidadas:

Regina Maria da Silva | Rede Pública

Tatiana Oliveira | USP

Maria Clara Araújo | UFPE
Matilde Ribeiro | Unilab

 

Mediação: Dulci Lima | NEAB/UFABC

17:15 Encerramento

Taís Oliveira | NEAB/UFABC

 

Perfil das participantes:

Dulci Lima Dulci Lima | Mediadora | Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, mestra em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie e Bacharel em História pela USP. Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas no Centro de Pesquisa e Formação do SESC.
Matilde Ribeiro Matilde Ribeiro | Convidada | Graduada em Serviço Social (1983), mestre em Psicologia Social (1999) e Doutora em Serviço Social (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Realizou curso de especialização em Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo; e, curso de especialização em Técnica Aplicada ao Psicodrama Pedagógico junto ao Grupo de Estudos de Técnicas Psicodramáticas (GETEP-SP). É professora adjunta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), integra o Instituto de Humanidades e Letras, está alocada no Campus Malês na cidade de São Francisco do Conde - Bahia. Foi, também, professora na FAPSS/SP - Faculdade Paulista de Serviço Social (2010 a 2013), e, na FMU/SP - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, em 2002. Foi Ministra da Igualdade Racial no Governo Federal (2003 e 2008); integrou a Equipe de Transição de Governo em 2002, e, a Coordenação do Programa de Governo do candidato às eleições presidenciais Luiz Inácio Lula da Silva. Foi, também, Secretária Adjunta na SMPIR - Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo (2013-2014), e, Assessora dos Direitos da Mulher na PMSA - Prefeitura de Santo André (1997-2001). Integrou a equipe Técnica da Sempre Viva Organização Feminista (1987-1995) e do Instituto Cajamar Formação Politica para Trabalhadores (1996-1997). A experiência profissional concentra-se na área de gestão pública (políticas de gênero e raça); docência em nível superior em instituições públicas e privadas; e, assessoria a Movimentos Sociais. A militância política desenvolve-se junto ao movimento negro, de mulheres negras, e, feminista
Regina Maria Regina Maria da Silva | Convidada | Regina Maria da Silva - Professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede municipal de Santo André e em instituição particular de Ensino Superior; Pedagoga e Socióloga, Especialista em Magistério do Ensino Superior e Mestra em Educação: História, Política, Sociedade.
Ariane Cor Ariane Cor | Convidada | Ariane Cor nasceu em São Paulo e é designer, ilustradora, programadora e estudante de Ciências Sociais na FFLCH – USP. Uma das cofundadoras do projeto Minas Programam, atua no desenvolvimento e coordenação de projetos que buscam envolver meninas e mulheres negras e periféricas com tecnologia. Coautora do livro "Inovação de Mulheres Negras - táticas e políticas do cotidiano", lançado em 2019. 
Luciana Xavier de Oliveira Luciana Xavier de Oliveira | Mediação | Professora Adjunta do Bacharelado em Ciências e Humanidades e do Bacharelado em Planejamento Territorial da UFABC. Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Comunicação Social, Jornalismo pela UFRJ, e Mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Realizou estágio doutoral no Spanish & Portuguese Dept. da Tulane University, Nova Orleans, EUA, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES e foi pesquisadora visitante na Universidade de Tübingen, Alemanha por ocasião do projeto Literary Cultures of the Global South. Ganhadora do prêmio Compós 2017 de melhor tese de doutorado. É autora do livro A Cena Musical da Black Rio (Edufba, 2018). Atua principalmente nas áreas de Estudos Étnico-Raciais, Música Popular, Estudos Culturais, Gênero, Mídia e Comunicação.
Taís Oliveira Taís Oliveira | Apresentação | Formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela FAPCOM, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC na linha de pesquisa Cultura, Comunicação e Dinâmica Social e se especializando em Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP. Sua pesquisa trata de “Redes Sociais na Internet e Economia Étnica: um estudo sobre o Afroempreendedorismo no Brasil”. Atualmente é Analista de Métricas na Associação Cidade Escola Aprendiz e pesquisadora membra do NEAB-UFABC (Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros).
Regimeire Oliveira Maciel Regimeire Oliveira Maciel | Abertura/Neab | Professora do Bacharelado em Políticas Públicas (UFABC). Professora do Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial (UFABC). Coordenadora Executiva do NEAB/UFABC.
Ana Venâncio Ana Venâncio | Convidada | Ana Be, é Ana Beatriz que também é o próprio Nia, intervenção sonora, artística, poética, transcendental e ancestral. Estuda os caminhos e neles se criou, assim como no sarau Empretecer. Ela é a voz e a palavra por trás desses microfones espalhados por São Paulo, ABC e região. Artista pela necessidade, plural como tantas mulheres pretas e afluente de ideias. Desde que entendeu que a potencialidade das coisas estão nas pontes a serem atravessadas, ela atravessa mundos e rios, assim como a vida que a fez. O Nia é uma construção de muita gente que desagua na voz e no momento do "play", mas tem muito do que vem antes e durante, é um encontro e uma ideia trocada. A potência e materialização da história de tantos corpos pretos em diáspora que compõem a mensagem e o canal em áudio. Nia é propósito, palavra jogada ao mundo, conselho e manifesto de mulher preta.
Maria Clara Araújo Maria Clara Araújo | Convidada | Maria Clara Araújo dos Passos, primeira travesti graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, articuladora política das questões de mulheres e da população LGBTQIA+ na Mandata Quilombo da Deputada Estadual/SP Erica Malunguinho, pesquisadora em teoria curricular com ênfase em pedagogias antirracistas e decoloniais, como das/os autoras/es bell hooks, Nilma Lino Gomes e Paulo Freire, colaboradora das blogueirasnegras.org e almapreta.com.
Amarílis Regina Costa da Silva Amarílis Regina Costa da Silva | Convidada | Advogada, Mestranda em Humanidades Direito e outras Legitimidades pela FFLCH - USP, Pesquisadora do GEPPIS - Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social – EACHUSP, Professora de Direito e Gestão de Política Pública no Centro Paula Souza e uma das líderes do Coletivo Preta & Acadêmica.
Tatiana Oliveira Tatiana Oliveira | Convidada | Jornalista, radialista e especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Celacc/USP. Mestra pelo Promuspp - Programa Mudança Social e Participação Política da EACH/USP. Doutoranda pelo Prolam - Programa Integração da América Latina da USP. Professora e pesquisadora do Celacc. Integrante da Coordenação Política da Quilombação Rede Antirracista e da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo.

 


Endereço: Universidade Federal do ABC (UFABC)

Campus São Bernardo do Campo

Campus São Bernardo do Campo

Alameda da Universidade, s/nº, Bairro Anchieta, São Bernardo do Campo, CEP: 09606-045 - Ver Mapa

 


logo ufabc a baixo

 

Logo NEAB
Logo ProAP
Logo ProEC
logotipo Pibid

 

Apoio:

Logo SinTUFABC

Registrado em: Eventos
Fim do conteúdo da página
Live Draw Sedney Live Draw Cambodia Live Draw Singapore Live Draw China Live Draw Taiwan Live Draw Toto Macau Live Draw HK Bandar Togel Resmi Dan terpercaya Bandar Togel Terbaik Hadiah Terbesar Live Draw SDY Live Draw HK Live Draw Cambodia Live Draw Cambodia Live Draw SGP Live Draw HK Live Draw HK Live Draw SDY Live Draw Japan Live Draw Taiwan Live Draw HK Daftar Situs Bandar Togel Online 4D Terpercaya Hadiah Terbesar | BARTOGEL toto slot slot luar negeri akun slot gacor toto togel BO Togel Depo 5000 slot-depo-5k Akun-pro-jepang slot server luar slot server luar slot depo 5k togel thailand slot depo 5k slot depo 5k togel 4d slot depo 5k slot depo 5k slot depo 5k slot depo 5k bo togel hadiah 2d 200rb bo togel hadiah 2d 200rb togel deposit 5000 situs-toto bo togel deposit 5000 via dana bo togel deposit 5000 via dana bo togel deposit 5000 via dana slot-depo-5k slot-depo-5k toto hk toto hk slot-gacor-maxwin togel thailand togel deposit 5000 edmtogel toto 4d situs-toto toto 4d toto 4d bartogel edmtogel situs togel terbesar bandar-togel bartogel bartogel toto-togel toto togel bo-togel tototogel tototogel bo togel bo togel bo togel togel deposit 5000 bo-togel bo-togel slot-depo-5k nomorslot togel-terpercaya slot depo 5k slot depo 5k slot depo 5k slot-luar-negeri slot-depo-5k slot-depo-5k agen-togel bartogel GMTOGEL